InícioSOCIALPrograma CNH Social teve mais de 40 mil inscrições no Acre; prazo...

Programa CNH Social teve mais de 40 mil inscrições no Acre; prazo encerrou no último dia 21

O programa CNH Social teve 40.475 pessoas inscritas entre 22 de abril e o dia 21 de maio, quando encerrou prazo. A ação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) visa a emissão gratuita de carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda.

“Alcançamos o objetivo, que era superar a quantidade de inscrições do último programa de 2023. Ano passado foram um pouco mais de 30 mil e esse ano a gente superou com mais de 40 mil inscrições. São pessoas de baixa renda que a gente esperava alcançar essa meta de uma maior quantidade que o ano passado”, afirmou Anderson Castro, diretor de Operações Detran-AC.

Apesar do alto índice de inscritos, a edição 2024, deve disponibilizar apenas cinco mil vagas nas modalidades: urbana, rural e estudantil, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência. Segundo o governo, mais de 22 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo programa até 2026.

Taynara Martins, presidente do Detran-AC, explica que o programa deve atender os 22 municípios do Acre. “Há critérios de desempate, o primeiro é quem for de mais baixa renda. Na CNH estudantil, por exemplo, são levados em consideração alguns critérios; na CNH urbana, outros e, na CNH rural, principalmente, as pessoas só conseguem se inscrever e serem selecionados se forem da zona rural”, explica.

No momento da inscrição, o candidato poderia concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, devia ser informado no momento da inscrição.

Os interessados deviam ainda estar inscritos no CadÚnico e ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

Por: G1 Acre 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+