A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Renitência, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GFRON) da Secretaria de Segurança Pública do Acre. O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas e na lavagem de capitais.
As investigações tiveram início após uma prisão em flagrante realizada em dezembro de 2023, que revelou a existência de um grupo criminoso com atuação estruturada e ramificações interestaduais. De acordo com os levantamentos, a organização importava cocaína do Peru e da Bolívia, que em seguida era distribuída para diversos estados do Brasil, com destaque para Santa Catarina.
Para dar cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão preventiva, cerca de 80 policiais federais e membros das forças estaduais foram mobilizados. As ações ocorreram nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco, no Acre, bem como nas cidades de Palhoça e São José, em Santa Catarina.
Os indivíduos envolvidos nas atividades criminosas poderão ser responsabilizados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outros delitos que possam ser identificados ao longo das investigações. A operação representa um esforço significativo das autoridades para combater o crime organizado e proteger a sociedade dos impactos nocivos do tráfico de drogas.
Por: Contil Net