InícioCRUZEIRO DO SULPrefeitura de Cruzeiro do Sul garante serviços de saúde no dia de...

Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante serviços de saúde no dia de cidadania para autistas promovido pelo Ministério Público

A prefeitura de Cruzeiro do participou neste sábado, 27, do Projeto do Ministério Público do Acre denominado “O lugar do autista é em todos os lugares” que garante cidadania ao público com Espectro do  Transtorno Autista – TEA. Durante a ação, realizada na escola Dom Henrique Ruth, a Prefeitura disponibilizou, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, atendimento médico e odontológico, aplicação de vacina, testes rápidos para várias doenças além de  registro e atualização no CAD ÚNICO.

O dia de cidania foi organizado pelo Ministério Público em razão do mês dedicado à defesa dos direitos do público autista. O dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 02 de abril.

“A gente começou a fazer articulações com os parceiros e resultou neste  grande grupo e na  realização deste dia D da cidadania”, disse Thaissa Ribeiro – coordenadora do projeto.

O Secretário Municipal de Saúde, Áureo Neto, disse que a prefeitura já desenvolve políticas públicas voltadas para os autistas e reforçou a contribuição do MP para garantir assistência ao público com TEA.
“O prefeito Zequinha Lima tem a compreensão de cuidar bem desse público que é especial, é tanto, que criou a AMA – Associação Municipal da Apoio aos Autistas, justamente para dar  a assistência à essas pessoas e que também está aqui contribuindo com essa ação. E não poderíamos deixar de participar desse projeto do Ministério Público e por  isso nossas equipes estão aqui prestando os nossos serviços”, citou Neto.
Além dos serviços do município, também houve assistência jurídica da Defensoria Pública, atendimento do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, expedição de Carteira de Identidade, da Carteira do Autista e outras ações de  órgãos públicos.
A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Cruzeiro do Sul também colaborou com a realização do projeto. “A gente agradece por  essa iniciativa que  é inovadora. Sabemos que em outros estados não tem ações como essa do Ministério Público. Que sirva de modelo para garantir atividades de assistência e os direitos para a pessoa com Tea”, disse o presidente da APAA, Peter Roges.
Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul
+ LIDAS

Proclamação da República.

+