InícioMUNDOJornada da Juventude em Seul vai “construir a unidade na Ásia”, diz...

Jornada da Juventude em Seul vai “construir a unidade na Ásia”, diz arcebispo

No último dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal, os olhos dos jovens católicos de todo o mundo já começaram a se voltar para o próximo evento. Um dos maiores encontros da religião no mundo será realizado em Seul, capital da Coreia do Sul, em 2027. Um dos líderes da Igreja Católica naquele país afirmou que será uma oportunidade de “construir a unidade na Ásia”.

“A Coreia do Sul é um país que precisa de evangelização. Entre a população, de cerca de 60 milhões, temos 10% de católicos e esta é uma oportunidade para amadurecerem a sua fé, mas será também uma oportunidade importante para mostrar a cultura”, apontou dom Peter Chung Soon Taek, arcebispo de Seul.

Segundo Taek, a JMJ não é só um evento católico, mas um acontecimento global em que todas as pessoas de boa vontade estão convidadas. “É um evento que beneficia todos, para caminhar na fraternidade. Durante a JMJ Seul 2027 queremos elevar o espírito que foi plantado antes, queremos construir relações frutuosas entre todos os jovens do mundo”, continuou.

O arcebispo preferiu não falar da quantidade de fiéis esperados em Seul. Mas mostrou esperança de reunir muita gente por lá. “Ter milhares de jovens reunidos vai ser uma oportunidade para nutrir a fé e a partilhar com todos. Devido à pandemia percebemos uma diminuição dos jovens, mas espertamos que a JMJ seja uma forma de aumentar a sua participação”, analisou.

Taek aproveitou para agradecer a escolha do papa Francisco para a Coreia do Sul ser o país sede da próxima JMJ. E para pedir ajuda à organização do evento em Lisboa. “Agradecemos humildemente à organização de Lisboa, porque vai ser necessária a sua sabedoria na preparação para a Coreia do Sul. Vamos fazer uma colaboração próxima com a Santa Sé, com as autoridades locais no pais, e tratar da segurança para que seja um evento seguro”, terminou.

Anúncio da próxima Jornada da Juventude

O papa Francisco fez o anúncio da próxima Jornada Mundial da Juventude, a 41ª edição, após o Angelus, oração especial feita aos domingos no Vaticano. Desta vez, foi realizada em Lisboa, por causa da JMJ.

No fim da oração, em que, entre outros assuntos, pediu pela paz na Ucrânia, o papa anunciou a próxima sede.

“E a próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Ásia: será na Coreia do Sul. em Seul. E assim, em 2027, da fronteira ocidental da Europa, se deslocará para o Extremo Oriente. E este é um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade de que sois testemunhas”, discursou Francisco.

 

POR METRÓPOLES 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+