InícioESPORTEGoverno da Itália autoriza torcida nos jogos da Eurocopa no país

Governo da Itália autoriza torcida nos jogos da Eurocopa no país

Estádio Olímpico vai receber quatro partidas, incluindo uma das quartas de final

A duas semanas do Congresso da Uefa, na Suíça, que vai decidir o formato da Eurocopa, o governo da Itália deu aval para a presença de público nos quatro jogos da competição previstos no país, incluindo a partida de abertura, Itália x Turquia, no dia 11 de junho.

Estádio Olímpico de Roma - Lazio x Bayern de Munique — Foto: Getty Images
Estádio Olímpico de Roma – Lazio x Bayern de Munique — Foto: Getty Images

A Itália receberá quatro jogos da Euro, todos no Estádio Olímpico, em Roma. A seleção anfitriã jogará também contra a Suíça, dia 16, e País de Gales, dia 20. Depois, haverá uma partida das quartas de final no Olímpico.

O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, recebeu uma carta do Ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, com a autorização para a presença de público, no entanto sem especificar o limite de torcedores nem os protocolos que serão adotados para o acesso.

De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, o documento do governo italiano será encaminhado para a Uefa. O desejo da entidade que rege o futebol europeu é de que os 12 países escolhidos para sediar a Euro 2020 possam receber pelo menos 25% da capacidade dos estádios.

Também nesta terça-feira, a primeira-ministra da Escócia, Nicolal Sturgeon, afirmou que o país está determinado a receber os quatro jogos de Euro programados nos moldes desejados pela Uefa.

No congresso do dia 20, a Uefa vai bater o martelo sobre como será realizada a Eurocopa, que foi adiada em um ano por causa da pandemia de Covid-19. Muitas possibilidades estão em pauta, desde uma eventual retirada de sedes que não possam seguir os protocolos que serão sugeridos aos 12 países até mesmo, em uma situação extrema, a escolha de um único país para sediar o evento, no modelo bolha sanitária, como a Super Champions de Lisboa, a fase final da Liga dos Campeões da Uefa na última temporada.

Governo da Irlanda em dúvida, diz imprensa local

Segundo o jornal “Irish Times”, o governo da Irlanda ainda avalia se o país permanecerá como sede, mas nenhuma decisão oficial foi anunciada até o momento.

Sede de sete partidas da Euro, incluindo as semifinais e a decisão, dia 11 de julho, a Inglaterra já tem retorno gradual de público previsto: 4 mil torcedores em uma das semifinais da Copa da Inglaterra, entre Leicester x Southampton, dia 8 de abril, e 21 mil na final da Copa da Liga Inglesa, entre Manchester City x Tottenham, dia 15 de maio, em Wembley, palco das semis e da final da Eurocopa.

Wembley, palco das semifinais e final da Copa da Inglaterra — Foto: Reprodução / Twitter Manchester City
Wembley, palco das semifinais e final da Copa da Inglaterra — Foto: Reprodução / Twitter Manchester City

A segunda etapa da flexibilização na Inglaterra está prevista para começar em 17 de maio. A partir desta data, serão permitidos 10 mil torcedores ou o equivalente a 25% da capacidade dos estádios. Se o número de casos de Covid continuar diminuindo, o planejamento é que os estádios possam ter público sem restrições a partir de 21 de junho, no meio da Euro.

Se a flexibilização for executada como previsto, o jogo entre Inglaterra e República Tcheca, pela terceira rodada do Grupo D, poderá ter a capacidade total de público, assim como as semifinais e a decisão do título.

Via: GE
+ LIDAS

Proclamação da República.

+