InícioACRECruzeiro do Sul está entre as 15 cidades mais violentas do país,...

Cruzeiro do Sul está entre as 15 cidades mais violentas do país, diz instituto

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 23, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) colocou as cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul entre os 120 municípios mais violentos do país.

No levantamento, o Ipea traz os 15 municípios mais violentos em relação à nota geral, baseado no total e na taxa média de homicídios dolosos entre 2018 e 2020. Nesse quesito, Rio Branco ocupa o primeiro lugar com nota 10 e Cruzeiro do Sul o sexto lugar com nota 9,1.

O estudo usa o termo “Total” de um município para se referir à média do número de homicídios dolosos cometidos por ano no período de 2018 a 2020 e o termo “Taxa” para se referir à razão entre esse total de homicídios dolosos e a estimativa da população do município em 2020 feita pelo IBGE multiplicada por 100.000.

Nessa análise, apenas cinco municípios dentre os 15 estão localizados fora da região Nordeste. A distribuição desses 15 municípios por estado é a seguinte: Ceará com quatro, Bahia com três, Acre com dois, Pará com dois e Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul com um cada.

Já em outra, baseada na forma de classificar os municípios apenas na taxa média de homicídio doloso entre 2018 e 2020, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, ficam em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Neste caso, entre os 15 municípios com taxas mais altas, apenas dois estão localizados fora da região Nordeste.

Segundo o levantamento, os dados serão utilizados para orientar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) em relação ao Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubos, que objetiva combater a violência urbana, ao articular iniciativas de prevenção e repressão à criminalidade, nas áreas que concentram as maiores taxas de homicídios no território nacional.

De modo a organizar a ordem de entrada dos municípios no programa, o indicador produzido pelos pesquisadores do Ipea prioriza os 120 municípios com maiores números de homicídios dolosos entre 2018 e 2020, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Ac 24 horas

+ LIDAS

Proclamação da República.

+