InícioACRECorrida com meia maratona e resgate de emergência marcam aniversário de 13...

Corrida com meia maratona e resgate de emergência marcam aniversário de 13 anos do Ciopaer

O aniversário de 13 anos do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi comemorado na manhã deste domingo, 27, com a primeira meia maratona de corridas nas modalidades 5, 10 e 21 quilômetros, com largadas no pátio da base do órgão para um total de 430 inscritos, contemplando o público em geral.

Meia maratona com largada no pátio de base das aeronaves marcou o aniversário do Ciopaer na manhã deste domingo. Fotos: Diego Gurgel/Secom

Contudo, o momento de destaque nas atividades foi o surgimento de uma demanda em decolagem emergencial do helicóptero harpia 02, para fins de resgate de dois  gêmeos prematuros, do sexo masculino, nascidos no rio Macauã, Seringal Poronga, em Sena Madureira e da mãe, que apresentava quadro delicado após 8 horas de trabalho de parto com ajuda da parteira da comunidade.

A decolagem de emergência, por volta de 7 da manhã, durante as atividades comemorativas pelo aniversário do Ciopaer, evidencia a importância e o compromisso das equipes de pilotos de estar sempre atentos e disponíveis para as missões de resgate aéreo, para fins de salvar vidas de pessoas nos locais mais isolados do estado.

Em meio as festividades pelos 13 anos de aniversário do Ciopaer, equipe de pilotos e paramédicos do Samu agilizam protocolos de decolagem para garantir a socorro no Seringal Poronga em Sena Madureira. Foto: cedida

No caso do regate da parturiente e dos bebês prematuros, o helicóptero percorreria, numa média 40 minutos, o trecho de 150 quilômetros, que via terrestre corresponderia a pelo menos duas horas.

O Ciopaer integra as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para prestação de assistência em necessidades de urgência que carecem da agilidade do transporte aéreo, sendo que a maioria delas são demandadas por questões de saúde, com resgate de pessoas dos locais mais isolados do estado, conforme esclarece o coordenador, tenente-coronel Samir Freitas.

“Decidimos pela realização da meia maratona como forma de comemorar, numa atividade de integração com a sociedade, nessa pegada do bem-estar em saúde também. Com o surgimento dessa necessidade de resgate, sem dúvida nosso melhor presente será os bons êxitos no resgate efetuado há pouco”, reconheceu Samir Barbosa.

O coordenador esclareceu ainda que atualmente o Ciopaer tem 30 integrantes e três aeronaves utilizadas na prestação de serviços, inclusive, já em vias de aquisição de mais helicópteros para reforçar os serviços.

“O compromisso do governo inclui ainda a construção de uma base avançada no Juruá, para melhorar cada vez mais a cobertura do Ciopaer nos locais mais isolados daquela Região”, adiantou Samir.

 

POR SECOM

+ LIDAS

Proclamação da República.

+