InícioMUNDOHelicóptero do Exército da Guiana desaparece com militares de alta patente na...

Helicóptero do Exército da Guiana desaparece com militares de alta patente na fronteira com a Venezuela

A aeronave perdeu contato “45 quilômetro da fronteira” entre os dois países

Um helicóptero do Exército da Guianacom sete pessoas a bordo desapareceu nesta quarta-feira (6) perto da fronteira com a Venezuela, afirmou o chefe das Forças Armadas do país de língua inglesa, Omar Khan. As buscas pela aeronave continuam nesta quinta (7).

O momento é de alta tensão entre as duas nações, que disputam o território rico em petróleo de Essequibo, na Guiana. Ainda não é possível afirmar, porém, a causa do acidente, que aconteceu em condições meteorológicas adversas, segundo Khan.

Imagem de helicóptero publicada pelas Forças Armadas da Guiana após desaparecimento de aeronave – Reprodução/@gdfguyana no Instagram

De acordo com o militar, a aeronave perdeu contato na região em disputa, a 45 quilômetros da fronteira entre os dois países. Ele afirmou que as atuais informações não indicam o envolvimento de Caracas no caso, e acrescentou que o tempo estava ruim. “Estamos considerando todas as possibilidades”, afirmou.

 

“Não temos nenhuma informação que sugira a existência de algum voo de uma aeronave venezuelana naquela área”, disse ele em uma entrevista coletiva. “Não quero especular. Nossa prioridade é salvar as vidas de nossos profissionais.”

Segundo a imprensa local, o helicóptero Bell 402 era pilotado pelo capitão Mike Charles e levava o coronel Michael Shahoud, o brigadeiro aposentado Gary Beaton, o tenente-coronel Sean Welcome, o sargento Jason Khan, o tenente-coronel Andio Michaeal Crawford e o cabo Dwayne Jackson.

A aeronave decolou às 9h23 da base de Ayanganna para levar a equipe ao encontro de tropas no oeste da Guiana, onde a presença de militares se avolumou nos últimos dias. Duas horas depois, às 11h20, o veículo emitiu um sinal de emergência que pode ser acionado manualmente ou por um impacto, de forma automática. A perda de contato aconteceu após uma parada para abastecimento em Olive Creek, perto do rio Mazaruni.

As buscas foram interrompidas horas depois, durante a noite, por causa do tempo. Nesta quinta, de acordo com Khan, as operações de resgate serão retomadas com a ajuda do governo dos Estados Unidos.

 

Por:FOLHA DE SÃO PAULO 

+ LIDAS

Proclamação da República.

+