InícioESPECIAISSubmarino desaparecido da Indonésia só tem oxigênio até amanhã cedo

Submarino desaparecido da Indonésia só tem oxigênio até amanhã cedo

Estados Unidos ofereceram ajuda para as buscas

Equipes de resgate lutaram contra o tempo nesta sexta-feira (23) para encontrar um submarino desaparecido da Marinha da Indonésia que se perdeu no Mar de Bali com 53 tripulantes que estão ficando sem oxigênio – se já não tiverem sido esmagados pela pressão da água.

Na quarta-feira (21), helicópteros de busca e navios partiram de Bali e de uma base de Java rumo a uma área onde se perdeu contato com o KRI Nanggala-402 de 44 anos de uso, quando o submarino se preparava para realizar um exercício de torpedos com o chefe da frota de submarinos da indonésia a bordo.

Se o submarino ainda estiver intacto, autoridades disseram que seu ar só durará até aproximadamente o amanhecer de sábado.

“Até agora não o encontramos. Mas com o equipamento disponível deveríamos conseguir encontrar a localização”, disse Achmad Riad, porta-voz dos militares da Indonésia, em uma coletiva de imprensa.

Um piloto da Força Aérea da Indonésia disse que seis toneladas de equipamentos foram levados por ar a uma base para ajudar na busca, inclusive balões submarinos que ajudam a erguer embarcações.

A Marinha da Indonésia disse estar investigando se o submarino perdeu energia durante uma submersão e se não conseguiu realizar procedimentos de emergência ao mergulhar a uma profundidade de 600-700 metros, bem abaixo de seus limites de sobrevivência.

Ainda nesta sexta-feira, o Pentágono disse que o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, conversou com seu equivalente indonésio e ofereceu ajuda adicional, que poderia incluir dispositivos de busca submarina.

Via: Agência Brasil

+ LIDAS

Proclamação da República.

+