InícioCRUZEIRO DO SULSecretaria de Saúde realiza dia de atualização vacinal para servidores municipais

Secretaria de Saúde realiza dia de atualização vacinal para servidores municipais

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, realizaram nesta segunda, 31, uma ação voltada aos servidores municipais. A ação consistiu na divulgação das informações do decreto municipal que criou a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação, devidamente atualizado, para atuar nos órgãos municipais, sejam eles internos, sejam de atendimento ao público. O objetivo da ação é ajudar a preservar a saúde tanto do servidor quanto da população de Cruzeiro do Sul.

Cerca de 10 profissionais, entre registradores, técnicos de enfermagem e equipe do PNI, visitaram cada uma das secretarias que compõe a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ao todo foram aplicadas 32 doses de vacina, sendo 31 delas doses de reforço (terceira dose) e apenas uma segunda dose.

“Isso demonstra que a grande maioria dos nossos servidores já se imunizaram com as três doses disponibilizadas. Um grupo menor, de apenas 31 pessoas, já havia tomado pelo menos duas doses e apenas uma pessoa estava desatualizada, tendo tomado apenas a primeira dose. Ainda assim, sabemos que às vezes, por razão de falta de tempo, algumas pessoas acabam demorando mais para tomar o ciclo completo, por isso, a importância desta ação agora que a apresentação de comprovante de vacinação passa a ser uma exigência nos órgãos municipais”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Além do decreto que exige o comprovante de vacinação, a prefeitura tem buscado ampliar o atendimento às síndromes gripais e oferecido a vacinação em todos os postos de saúde da área urbana, além de empresas privadas e instituições públicas, como forma de ampliar ao máximo a cobertura vacinal e a necessária proteção da população.

A cobertura vacinal de Cruzeiro do Sul está entre as mais altas do país, com 98% da população acima de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose, 81% com duas doses. O objetivo agora é avançar na aplicação da dose de reforço e, gradualmente, no público abaixo de 12 anos.

“A vacinação é algo que depende muito também da consciência de cada um, independente da instituição prefeitura. Porr isso, estamos oferecendo esse serviço internamente. Os dados sobre essa ação de hoje mostram que o nosso servidor tem atendido a esse chamado para se vacinar, o que para a gestão é muito importante: poder dar o exemplo e oferecer essa segurança ao público que procura os diversos órgãos da prefeitura”, disse o prefeito Zequinha Lima.

VIA: assessoria

+ LIDAS

Proclamação da República.

+