quinta-feira, dezembro 1, 2022

Secretaria de Saúde realiza dia de atualização vacinal para servidores municipais

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, realizaram nesta segunda, 31, uma ação voltada aos servidores municipais. A ação consistiu na divulgação das informações do decreto municipal que criou a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação, devidamente atualizado, para atuar nos órgãos municipais, sejam eles internos, sejam de atendimento ao público. O objetivo da ação é ajudar a preservar a saúde tanto do servidor quanto da população de Cruzeiro do Sul.

Cerca de 10 profissionais, entre registradores, técnicos de enfermagem e equipe do PNI, visitaram cada uma das secretarias que compõe a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ao todo foram aplicadas 32 doses de vacina, sendo 31 delas doses de reforço (terceira dose) e apenas uma segunda dose.

“Isso demonstra que a grande maioria dos nossos servidores já se imunizaram com as três doses disponibilizadas. Um grupo menor, de apenas 31 pessoas, já havia tomado pelo menos duas doses e apenas uma pessoa estava desatualizada, tendo tomado apenas a primeira dose. Ainda assim, sabemos que às vezes, por razão de falta de tempo, algumas pessoas acabam demorando mais para tomar o ciclo completo, por isso, a importância desta ação agora que a apresentação de comprovante de vacinação passa a ser uma exigência nos órgãos municipais”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Além do decreto que exige o comprovante de vacinação, a prefeitura tem buscado ampliar o atendimento às síndromes gripais e oferecido a vacinação em todos os postos de saúde da área urbana, além de empresas privadas e instituições públicas, como forma de ampliar ao máximo a cobertura vacinal e a necessária proteção da população.

A cobertura vacinal de Cruzeiro do Sul está entre as mais altas do país, com 98% da população acima de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose, 81% com duas doses. O objetivo agora é avançar na aplicação da dose de reforço e, gradualmente, no público abaixo de 12 anos.

“A vacinação é algo que depende muito também da consciência de cada um, independente da instituição prefeitura. Porr isso, estamos oferecendo esse serviço internamente. Os dados sobre essa ação de hoje mostram que o nosso servidor tem atendido a esse chamado para se vacinar, o que para a gestão é muito importante: poder dar o exemplo e oferecer essa segurança ao público que procura os diversos órgãos da prefeitura”, disse o prefeito Zequinha Lima.

VIA: assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
- Advertisment -
- Advertisment -
- Advertisment -